Quais as profissões que estarão em alta em 2021?
Graduação 23.12.20

Quais as profissões que estarão em alta em 2021?

Quem está buscando um curso de graduação, querendo se especializar ou mudar de carreira, é importante ficar atento às demandas do mercado de trabalho.

Algumas profissões têm ganhado destaque nos últimos anos. Quem está buscando um curso de graduação, querendo se especializar ou mudar de carreira, é importante ficar atento às demandas do mercado de trabalho, especialmente para 2021 e os anos seguintes, que serão fortemente influenciados pela era pós-pandemia.  

A observação mais frequente entre especialistas é de que todas as profissões serão impactadas pela tecnologia, em maior ou menor grau. Novas profissões surgirão e muitas  já existentes terão que se atualizar. O coronavírus provocou muitas mudanças na sociedade, inclusive acelerou todo esse processo, despertando o interesse de estudantes por determinadas profissões, nos profissionais já formados a necessidade de atualização e, em outros, a vontade de mudar de carreira. 

Seja qual for o caso, é extremamente importante estar atento às tendências do mercado e procurar prever o que o futuro nos reserva. Confira abaixo a lista de quais áreas estão em alta nos próximos anos!

Tendências no mercado de trabalho em 2021

Responsabilidade social e meio ambiente

Há algum tempo os consumidores já vem prestando atenção nas empresas que possuem comprometimento social. O valor e a imagem delas está, mais do que nunca, ligado ao quanto elas promovem de valor para a sociedade. Com a pandemia do novo coronavírus, mesmo com a crise gerada, muitas delas precisaram realizar ações voltadas ao bem estar social. O mesmo vale para as questões ambientais: a diminuição e o comprometimento dos recursos naturais, provocado pela sua utilização desmedida, já impactou e continua impactando negativamente a vida no planeta.  Por isso, a demanda por esses profissionais deve crescer ainda mais.   

Área da saúde

De longe é possível ver que a área mais impactada pela pandemia foi a da saúde em suas diferentes vertentes. Profissionais como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, da saúde mental (psiquiatras e psicólogos) foram os mais requisitados. Como ainda não se sabe quais os rastros que o vírus deixará na vida das pessoas, bem como suas possíveis sequelas na saúde humana, o fato é que esta área ficará ainda mais aquecida. A corrida pela vacina para imunização contra o vírus também voltou o olhar para os profissionais da biomedicina.

Financeiro e contabilidade     

Se com a recessão econômica de 2014 o Brasil e o mundo demandaram ainda mais profissionais do setor financeiro e contábil, com a pandemia não seria diferente. A crise econômica provocada pelo vírus fechou milhares de empresas, exigiu que muitas revisassem gastos e investimentos e a participação desses profissionais é imprescindível para auxiliar todo esse processo.      

Engenharia 

A retomada da construção civil no Brasil, especialmente na área de mineração e infraestrutura, tem movimentado a procura por engenheiros civis. O Governo Federal tem mais de 44 projetos de concessão de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias com a estimativa de gerar 2 milhões de empregos diretos e indiretos, enquanto durarem os contratos.

Tecnologia

A tecnologia segue em ritmo acelerado de ascensão. Há anos já vinha em uma crescente, mas durante a pandemia e a necessidade do isolamento social, disparou a procura. Muitas empresas e negócios se viram obrigados a acelerar ou começar de vez o processo de transformação digital. Paralelo a esse crescimento, também passaram a surgir milhares de casos de crimes cibernéticos, demandando os mais diversos tipos de profissionais dentro dessa área. É Importante destacar que todas as áreas do conhecimento estão passando pelo crivo da tecnologia, ou seja, a demanda é enorme e promete não cessar tão cedo.

Jurídico        

Outro tipo de profissão que está tendo que se atualizar para atender à crescente demanda são os profissionais do Direito. A nova lei, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), também criou uma demanda maior por profissionais especializados.

Especialista em fake news

Fenômeno recente e acentuado pela inclusão digital, as fake news (notícias falsas) tem demandado profissionais especialistas na checagem de fatos. Profissionais da área da comunicação ou que estão envolvidos em tecnologia da informação são os mais indicados para essa nova função. 

Marketing e marketing digital

Com o olhar totalmente voltado para os meios digitais e com crescimento dos negócios nessa área, a necessidade de pessoas estratégicas e que entendam do assunto, principalmente no que se refere ao comportamento do consumidor, fez aumentar a procura por esses profissionais. 

Aumente suas chances no mercado de trabalho com uma segunda graduação

Por que  fazer uma pós graduação a distância 

Entenda a importância do ensino Superior para sua carreira

Já pensou em estudar a distância?

O Eu Faço EAD conta com dezenas de cursos de graduação e pós-graduação que seguem as demandas do mercado de trabalho. Para 2021, faça um dos nossos cursos EAD e garanta o seu futuro. São mais de 30 cursos, entre eles, Administração Pública, Biomedicina, Ciências Contábeis, Farmácia, Fisioterapia, Gestão  Financeira, Informática, Nutrição, Processos Gerenciais, Radiologia, Direito, Biomedicina, Marketing e muito mais. Não perca tempo!   

Por

eu faço EAD


Estude em casa com aulas virtuais e tutor exclusivo. Ead para cursos de graduação e cursos de pós-graduação. Matricule-se já.