O que é o ProUni? Como posso me inscrever? - eu faço EAD

O que é o ProUni? Como posso me inscrever?

O que é o ProUni? Como posso me inscrever?
Notícias 17.09.20

O que é o ProUni? Como posso me inscrever?

O ProUni é destinado a estudantes de baixa renda que não concluíram nenhum curso superior.

O Programa Universidade para Todos ( ProUni ) foi criado para oferecer bolsas de estudos em instituições de ensino superior privadas em todo o Brasil. O ProUni democratiza o acesso à graduação a estudantes de baixa renda, que podem, assim, desenvolver conhecimentos e habilidades para o exercício de uma profissão, tornando-se mais competitivos no mercado de trabalho.

As bolsas oferecidas pelo ProUni variam de acordo com a renda dos candidatos, e podem ser integrais ou parciais.  

As bolsas integrais cobrem totalmente o valor das mensalidades, durante todo o curso, desde que observadas as regras do Programa. Com elas, o aluno com renda familiar mensal de até um salário e meio por pessoa pode concluir seus estudos em universidade particular sem nenhum custo.

Já as bolsas parciais cobrem a metade do valor das mensalidades. A outra metade é responsabilidade do estudante, podendo ser paga pelo programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal (FIES), desde que o candidato atenda a alguns requisitos. As bolsas parciais são destinadas a alunos cuja renda familiar mensal é de até três salários mínimos por pessoa.

EU POSSO PARTICIPAR DO PROUNI?

O ProUni é destinado a estudantes de baixa renda que não concluíram nenhum curso superior.

Podem participar do Programa estudantes que tenham obtido, no mínimo 450 pontos (sem ter zerado a redação) no ENEM Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior.

Além desses, há outros requisitos que devem ser seguidos por quem pretende concorrer a uma bolsa do ProUni. São eles:

– Ter feito todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral (ou parte em escola pública e parte em escola privada, com bolsa integral);

– Ser pessoa com deficiência;

– Ser professor de Educação Básica em escola da rede pública (nesse caso, o critério de renda familiar é anulado).

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO PARA O PROUNI?

Os candidatos à uma bolsa do ProUni devem cumprir o requisito de renda familiar e apresentar – no mínimo – 450 pontos, e ter pontuado na redação, no ENEM do ano anterior à inscrição. A classificação é feita de acordo com a nota: quanto maior a nota, mais chances de o candidato conseguir uma bolsa no curso pretendido.

COMO ME INSCREVO NO PROUNI?

A inscrição para o segundo semestre de 2020 deve ser feita até dia 30 de setembro, no site oficial do ProUni – clique aqui , e é gratuita.

Os estudantes que ainda não possuem cadastro devem se inscrever no site, preenchendo as informações solicitadas. Para quem já possui cadastro, basta fazer login com o número do CPF e senha.

As universidades oferecem vagas remanescentes e, para realizar a inscrição, o estudante deve escolher (entre essas vagas) até duas instituições de ensino superior, cursos e turnos. Até o fim do prazo de inscrição (30 de setembro), é possível alterar essas escolhas. A escolha deve ser ordenada de acordo com a preferência (curso / instituição mais desejado em primeiro).

O site é atualizado diariamente de acordo com a nota de corte (nota mínima para conquistar a vaga) dos candidatos inscritos para cada vaga. Isso significa que, ao longo do período de inscrição, a nota de corte pode variar. Por isso, é recomendado que os alunos observem essa variação periodicamente, a fim de remanejar suas escolhas, caso julgue necessário.

Há bolsas destinadas à política de ações afirmativas (cotas) para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Quem se autodeclarar preto, pardo ou indígena pode fazer a opção por concorrer às bolsas destinadas à política de ações afirmativas (cotas).

COMO É FEITA A SELEÇÃO PARA O PROUNI?

Os candidatos são classificados em ordem crescente, de acordo com a pontuação do ENEM (entre todos os candidatos a vagas para um mesmo curso / instituição), respeitando a ordem de preferência da inscrição e o limite de bolsas.

São feitas duas chamadas dos candidatos pré-selecionados, que devem ir à instituição escolhida a fim de apresentar os documentos requeridos no momento da inscrição. As instituições podem solicitar outros documentos, para comprovação de informações, caso julgue necessário.

Além da seleção do ProUni, as universidades têm autonomia para fazer um processo seletivo próprio para preenchimento de vagas remanescentes. Nesses casos, os candidatos devem, obrigatoriamente, ser informados os critérios para aprovação em até 24 horas antes da divulgação das chamadas.

Leia mais:

• 6 motivos para você voltar a estudar ainda este ano

• Estudar quando e onde quiser é uma das vantagens do EAD. Conheça outros benefícios de fazer um curso de graduação a distância

Por

eu faço EAD


Estude em casa com aulas virtuais e tutor exclusivo. Ead para cursos de graduação e cursos de pós-graduação. Matricule-se já.