O que é ensino semipresencial e quais as vantagens dessa modalidade em cursos de graduação? - eu faço EAD

O que é ensino semipresencial e quais as vantagens dessa modalidade em cursos de graduação?

Graduação 28.06.20

O que é ensino semipresencial e quais as vantagens dessa modalidade em cursos de graduação?

Os cursos semipresenciais possuem metodologias que mesclam características de cursos presenciais com outras de EAD

O excesso de atividades diárias faz com que muitas pessoas optem por não cursar uma faculdade em regime presencial (seja por não poder estar em uma sala de aula diariamente ou por não querer ter esse compromisso). Mas entre essas pessoas, há as que não se adaptam totalmente à educação a distância (EAD), algumas sentem a falta da interação com colegas e professores, outras não se sentem totalmente seguras com a total autonomia dos cursos de EAD e há, ainda, as que acreditam que o ambiente acadêmico favorece o aprendizado e o networking. Para essas pessoas, a educação semipresencial é a mais indicada.   

Os cursos semipresenciais possuem metodologias que mesclam características de cursos presenciais com outras de EAD, pois permitem aos estudantes ter flexibilidade, adequando os estudo às outras atividades cotidianas, sem perder parte da vivência do ambiente acadêmico, o contato com colegas e o networking.

O que é ensino semipresencial?

A resposta à essa pergunta está no nome da modalidade: trata-se de um modelo entre o EAD e o presencial, que tem uma estrutura mais próxima dos alunos que os cursos a distância, mas que não exige que os estudantes estejam presentes em 100% da carga horária.

O Ministério da Educação (MEC) permite que as instituições de ensino montem as grades dos cursos semipresenciais de maneira independentes, desde que obedecendo às determinações do próprio órgão. Desse modo, a carga horária pode ser dividida de acordo com as necessidades de cada curso ou instituição, sendo parte oferecida de forma on-line e outra parte de maneira presencial. As partes não precisam ser equivalentes.

Essa divisão faz com que o aluno precise ir ao polo da sua universidade periodicamente, e a presença deve ser cobrada como em cursos convencionais. Alunos com presença insuficiente (inferior a 75% das aulas de uma disciplina) são reprovados, conforme norma do MEC. As provas e avaliações são realizadas no polo educacional, sob a supervisão do professor ou do tutor da disciplina.

A presença no polo – geralmente semanal – faz com que os estudantes criem vínculos com os colegas, com os tutores, com os professores. Esse é um fator que raramente ocorre no ensino a distância.

Ao mesmo tempo, os estudantes podem optar por módulos / disciplinas em ambiente virtual, mantendo a autonomia sobre seus horários.

Para quem é indicado o ensino semipresencial de cursos de graduação?

O modelo semipresencial no Ensino Superior é indicado para todas as pessoas que concluíram o Ensino Médio, mas não querem ou não podem frequentar um curso regular de graduação, com carga horária 100% presencial e que não possuem as características indispensáveis aos alunos de EAD, como disciplina rígida.

Embora os cursos de EAD tenham professores e tutores disponíveis para sanar dúvidas ou discutir questões a respeito do conteúdo das aulas, alguns alunos preferem o contato pessoal, pois acreditam que dessa maneira absorvem melhor o que foi ensinado.

O modelo semipresencial é indicado, ainda, para quem não abre mão de manter contato com os colegas, de trocar experiências, e para quem acredita que essa é uma forma de se manter estimulado para estudar mais.

5 benefícios do ensino semipresencial

  • Flexibilidade de horário;
  • Interatividade;
  • Ganho de tempo, pois o aluno não precisa ir à faculdade todos os dias;
  • Contato com colegas e professores e possibilidade de aumentar a rede de contato (networking);
  • Vivência em ambiente acadêmico.

Por

eu faço EAD


Estude em casa com aulas virtuais e tutor exclusivo. Ead para cursos de graduação e cursos de pós-graduação. Matricule-se já.