Graduação a distância: Matrículas em cursos de EAD crescemem 2020
Graduação 15.10.20

Graduação a distância: Matrículas em cursos de EAD crescem em 2020

As buscas pela educação a distância aumentaram 45% logo nos primeiros meses da pandemia.

Os cursos superiores a distância foram regulamentados e validados pelo Ministério da Educação (MEC) em 1996, com a reforma educacional instaurada pela Lei nº 9.394/96. Rapidamente, o ensino a distância (EAD) entrou em uma crescente, chegando a crescer 17% em 2018, em relação ao ano anterior e, segundo projeção da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) – feita no mesmo ano de 2018 –, até 2021, o número de matriculados em cursos EAD seria equivalente ao de universitários matriculados em cursos presenciais.

O que nem a ABMES, nem nenhuma outra instituição ou pesquisador poderia prever era o surgimento de um vírus que obrigasse pessoas do mundo inteiro a manterem o isolamento social e repensarem todas as atividades, entre elas as educacionais. A pandemia de covid-19 suspendeu aulas presenciais em praticamente todos os países. No Brasil, escolas e universidades precisaram repensar seus planos de ensino, e esses meses de ensino a distância compulsório serviram para que muitos universitários e futuros universitários enxergassem as aulas remotas de outra maneira.

MATRÍCULAS EM CURSOS EAD CRESCEM QUASE 70%

Nesse cenário, as buscas pela educação a distância aumentaram 45% logo nos primeiros meses da pandemia. De acordo com um levantamento realizado pela a Catho Educação, as matrículas em cursos superiores EAD cresceram cerca de 70% em abril de 2020 (em relação ao mês anterior), fazendo com que a projeção feita pela AMBES fosse antecipada em um ano.

Para Carlos Fernando de Araújo, diretor de Relações Nacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), as instituições de ensino superior que já ofereciam cursos a distância se destacaram desde o início da pandemia porque já possuíam técnica, tecnologia, metodologia e profissionais prontos para manter as aulas e outras atividades acadêmicas tanto de forma síncrona ou quanto assíncrona.

Assim, essas instituições não foram impactadas pelas mudanças sentidas pelos cursos presenciais, ao contrário, vêm vivendo um momento de pleno crescimento.

RAZÕES PARA O AUMENTO DA BUSCA POR EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Obviamente, não há como ignorar a necessidade de isolamento / distanciamento social em razão do novo coronavírus. No entanto, a expansão do EAD e as previsões bastante otimistas quanto ao crescimento das buscas e da demanda por cursos de ensino a distância se devem, também, por diversos motivos

Entre os mais citados pelos estudantes que escolheram cursar uma faculdade por EAD, estão:


Comodidade de poder estudar quando e onde quiser

Flexibilidade de horário e a autonomia de poder montar sua grade de horário de acordo com a própria disponibilidade e necessidade são algumas das principais vantagens do EAD.

Na maioria das instituições e cursos EAD, há um cronograma a ser cumprido semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e, desde que o cronograma seja respeitado e as atividades sejam entregues, cada aluno pode estudar da maneira que achar melhor, dando mais atenção às matérias que têm mais dificuldade.


Acesso fácil às aulas, às tutorias e aos serviços administrativos

Para fazer uma graduação a distância, é necessário ter somente um computador com acesso à internet, além de vontade de aprender.
Pela plataforma da faculdade, é possível assistir às aulas; falar com os tutores; marcar avaliações; e; tratar de questões administrativas sem sair de casa.

Melhor custo-benefício

O ensino a distância possibilitou o acesso à educação superior de qualidade a preços mais acessíveis. Isso porque os custos de uma universidade de EAD são menores, permitindo que se cobre mensalidades a preços mais baixos e mais justos. Tudo isso com o mesmo padrão do ensino presencial e com a mesma validade de diploma, afinal, pelo MEC, não há distinção de diploma presencial ou EAD.

Recursos tecnológicos

As universidades especializadas em ensino a distância possuem plataformas próprias especialmente desenvolvidas para rodar um ambiente de virtual de aprendizagem leve, moderno, fácil de usar e com interface amigável.

A UNIASSELVI, por exemplo, tem um sistema próprio, com recursos visuais
multimídia, como vídeos e realidade aumentada, e permite aos alunos acesso a um completo mapa de conteúdo e um ambiente para interação com tutores e colegas.

Por

eu faço EAD


Estude em casa com aulas virtuais e tutor exclusivo. Ead para cursos de graduação e cursos de pós-graduação. Matricule-se já.