Dicas para criar um lugar adequado para estudar em casa
Graduação 07.10.20

Como montar e organizar um local de estudos em casa e aproveitar melhor as aulas EAD

Um local tranquilo, bem iluminado e confortável é fundamental para a motivação e o bom rendimento nos estudos.

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que muitos estudantes
precisassem reorganizar a rotina e também adaptar um local próprio para estudar em casa. Ter um cantinho especialmente montado para estudar e realizar as atividades acadêmicas já era uma realidade para a maioria dos universitários de cursos de ensino a distância (EAD).

Como as buscas e as matrículas em cursos EAD vêm crescendo neste ano, mais pessoas precisarão readequar os espaços em casa para criar um local de estudos. Se você é uma dessas pessoas, anote estas dicas!

DICAS PARA CRIAR UM LOCAL ADEQUADO PARA ESTUDAR EM CASA

Um local tranquilo, bem iluminado e confortável é fundamental para a motivação e o bom rendimento nos estudos. Se não houver um cômodo específico para estudar, organize um canto não tão movimentado na sala ou no quarto.

Qual o melhor lugar?

O local escolhido deve ser arejado, com bastante luz natural, agradável, sem
circulação intensa de pessoas e confortável. Porém, se escolher estudar no quarto, é preciso cuidar para que o conforto do ambiente não se torne um problema, um convite à preguiça ou à soneca no meio dos estudos.

Como organizar o ambiente?

A bancada escolhida deve comportar o computador e todos os materiais utilizados para estudar (cadernos, calculadora, livros etc). Todo o ambiente deve ser limpo e organizado, assim você não perde tempo procurando uma caneta ou determinada anotação.

Invista em ergonomia

Ergonomia é o conjunto de práticas que otimizam a produção (e os estudos) por meio da adequação dos móveis em relação ao corpo humano. Os cuidados ergonômicos tornam a rotina mais confortável e reduzem os riscos de dores e lesões.

Alguns exemplos são:

  • A tela (monitor) deve estar no nível dos olhos, com distância equivalente a um braço;
  • A tela não deve ser colocada em frente a janelas e deve ser mantida com
    brilho intermediário;
  • É importante manter a cabeça e o pescoço retos, os joelhos devem formar um ângulo de 90º, e os ombros e braços não podem ficar tensionados;
  • A cadeira deve ser confortável, suportar toda a coluna, mantendo a lombar apoiada;
  • Os cotovelos devem formar um ângulo de 90º em relação ao teclado;
  • A iluminação deve ser suficiente, sem pontos de sombra nem de
    ofuscamento;
  • A temperatura deve estar confortável;
  • Pausas de 10 minutos a cada 90 minutos de foco total devem ser feitas
    durante todo o período de estudo;
  • É importante alongar os punhos, os braços, a coluna e o pescoço.

Elimine focos de distração

Televisão, redes sociais, aplicativos de conversas ou conversas com familiares são alguns exemplos mais comuns de focos de distração.

Para evitar a procrastinação e tornar o tempo de estudo mais proveitoso, tire do local os aparelhos eletrônicos ou smartphones que não serão utilizados para estudar e fale com seus familiares sobre a importância de respeitarem seu horário.

Você pode utilizar extensões do Google Chrome ou aplicativos que bloqueiam o acesso às redes sociais e a determinados sites pré-definidos por alguns minutos, criando intervalos baseados no método Pomorodo de utilização de tempo. Um exemplo é o Strict Workflow.

Por fim, vale lembrar que ter um ambiente adequado para os estudo é apenas um passo para o bom rendimento. Uma vida acadêmica de sucesso se faz com disciplina e, para isso, mantenha uma rotina de estudos e descanso e hábitos saudáveis, como boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares e horários para o lazer.

Por

eu faço EAD


Estude em casa com aulas virtuais e tutor exclusivo. Ead para cursos de graduação e cursos de pós-graduação. Matricule-se já.