Dicas de como organizar o tempo para as aulas EAD
Graduação 19.11.20

Dicas para organizar o tempo para as aulas EAD

Em casa há dezenas de distrações que podem colocar tudo a perder, mas a boa notícia é que, com disciplina, você consegue conciliar todas as atividades do dia e ainda ter tempo para o lazer.

Uma das razões para a grande procura pelo ensino a distância (EAD) é a flexibilidade de tempo que a modalidade oferece. Essa liberdade abre as portas para que seja possível conciliar estudo e trabalho. Porém, se não houver uma boa gestão do tempo, o que seria um facilitador pode vir a se tornar uma dor de cabeça. Em casa há dezenas de distrações que podem colocar tudo a perder, mas a boa notícia é que, com disciplina, você consegue conciliar todas as atividades do dia e ainda ter tempo para o lazer. Como? Nós reunimos neste post as melhores dicas de como organizar a rotina para  EAD. Confira! 

Defina horários para estudar

Faça uma grade de horários com todos os seus compromissos da semana. Isso ajuda a ter uma noção do dia e como organizá-lo. Feito isso, estabeleça os horários mais apropriados para os estudos e siga à risca, como se fosse presencial. Estipule um número de horas que seja suficiente para assistir às aulas, fazer os exercícios e estudá-los. Se possível, escolha um horário em que você seja mais produtivo.

Faça um cronograma de estudos

Estipulou o melhor horário e o número de horas? Agora organize a ordem das disciplinas e o horário que vai dedicar a cada uma delas. Deixe um tempo para revisar e exercitar as aulas. Também registre os prazos dos trabalhos e das provas e os faça com maior antecedência se possível para que possa ser feito aos poucos, caso disponha de pouco tempo. 

Seja específico

Quanto mais específico for na organização do cronograma, mais fácil ficará o estudo. Por exemplo: ao invés de anotar a matéria que irá estudar, escreva quais serão os assuntos a serem abordados. Quanto mais detalhado for, menos tempo irá perder. 

Duas horas por disciplina

Mude o tema do estudo a cada duas horas. Mais tempo que isso o cérebro cansa e deixa de absorver o quanto poderia. A cada 40 ou 50 minutos, dê pequenas pausas para alongar e arejar o cérebro. Isso ajuda a motivar e evitar a fadiga.    

Não acumule dúvidas

Ao fim de cada assunto ou disciplina, anote todas as suas dúvidas e, assim que possível, esclarece-as com o tutor. Com as dúvidas esclarecidas, é possível dar andamento aos estudos de maneira fluida sem perder tempo e prejudicar a absorção dos conteúdos que virão na sequência. 

Use a tecnologia a seu favor 

Ser organizado ajuda muito na hora de estudar. Separar todo o conteúdo em pastas por disciplina, separar por temas, datas e palavras-chave facilita no momento da busca pelo material. Há inúmeros aplicativos que ajudam na organização e facilitam os estudos como o Trello, que ajuda a organizar as tarefas; o Evernote, que é um caderno virtual capaz de armazenar anexos de arquivos como PDF, apresentação de slides e fotos e o Promicro, desenvolvido para ajudar na produtividade e concentração, baseado na técnica Pomodoro.

Crie um ambiente apropriado

As distrações são os grandes vilões quando é necessário gerenciar bem o tempo, por isso, devem ser evitadas ao máximo. Retire as notificações do seu celular e resista em dar aquela espiada no e-mail, nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens. Dê preferência a um ambiente mais restrito às outras pessoas que moram com você e comunique a elas sobre seus horários de estudos evitando, assim, ser interrompido. Priorize o conforto com um assento adequado e ajustado a sua altura, um espaço que seja arejado, limpo e iluminado. 

Leia também:

Como montar e organizar um local de estudos em casa e aproveitar melhor as aulas EAD

Já pensou em fazer cursos livres EAD? Conheça os oferecidos pela UNIASSELVI 

Por

eu faço EAD


Estude em casa com aulas virtuais e tutor exclusivo. Ead para cursos de graduação e cursos de pós-graduação. Matricule-se já.