Como organizar a rotina para aproveitar melhor os estudos: 6 dicas para você pôr em prática ainda hoje - eu faço EAD
Notícias 20.06.20

Como organizar a rotina para aproveitar melhor os estudos: 6 dicas para você pôr em prática ainda hoje

Antes de preparar um calendário de estudos, você deve considerar todos os compromissos, como trabalho e horário das aulas.

Seja para passar no vestibular, em um concurso público ou para ter um bom rendimento na faculdade, é preciso se dedicar e se preparar constantemente. Uma rotina de estudos organizada é a maneira mais eficiente de não acumular conteúdo e de aproveitar melhor o tempo.

Antes de preparar um calendário de estudos, você deve considerar todos os compromissos, como trabalho e horário das aulas. Para alunos de cursos de ensino a distância (EAD), o calendário deve ser dividido entre o tempo utilizado para assistir às aulas, fazer as atividades propostas pelo professor e sanar possíveis dúvidas com o tutor da disciplina. Coloque metas realistas diárias, semanais, mensais e semestrais, para que você consiga cumpri-las. Assim, as chances de se frustrar e de abandonar o planejamento no meio são menores.

Crie, também, uma lista de recompensas para quando alcançar cada um dos objetivos. Por exemplo: ao finalizar os estudos de um dia, você pode assistir a um episódio da sua série preferida. Esse sistema de compensação ajuda a manter foco.

6 dicas para facilitar seu dia a dia e ajudar você a melhorar seu rendimento nos estudos

1. Escolha um local para estudar

O ideal é que seu local de estudos seja sempre o mesmo, e que seja organizado de maneira a facilitar as atividades, sem que você perca tempo procurando caderno, caneta, livros etc.

O local deve ser silencioso, sem movimento de outras pessoas, arejado e bem iluminado (de preferência com boa iluminação natural).

Invista em uma escrivaninha e uma cadeira ergonômicas, para que você possa ficar confortável durante o período em que estiver estudando.

2. Organize um cronograma

Depois de instalado no seu local de estudos, o segundo passo é organizar um cronograma diário. Para isso, liste todas as atividades de cada dia e estipule o tanto de horas que serão usadas para os estudos fora da sala de aula (ou do ambiente virtual, para alunos de EAD).

A cada dia, comece com as disciplinas em que tem mais dificuldade, e finalize com uma que considere mais fácil.

Intercale as matérias ao longo da semana e reserve um dia – que pode ser sexta-feira ou sábado – para fazer uma revisão do conteúdo estudado na semana.

Assim, não acumula conteúdo para a véspera das provas.

3. Afaste os focos de distração

Tudo que possa tirar o foco dos estudos deve ser deixado fora do alcance. Isso inclui smartphone, televisão e até pessoas que possam puxar assuntos fora de hora.

Se você utilizar o computador para estudar, esqueça as redes sociais e os sites que não sejam de conteúdo referente à matéria.

Para quem tem dificuldade para manter a concentração, há algumas ferramentas, como o Strict Workflow, uma extensão do Chrome que bloqueia determinados sites por períodos de tempo (tanto a lista de sites quanto o tempo são personalizáveis).

4. Faça pausas

O Strict Workflow e outros métodos de gestão de tempo, como o Pomodoro, instituem pausas regulares no ciclo de estudos. Por exemplo: cinco minutos de pausa a cada meia hora de concentração.

Aproveite as pausas para se alongar, ir ao banheiro ou checar o WhatsApp.

Quando terminar os estudos, permita-se algumas horas de lazer e distração. Esses momentos são importantes para relaxar a mente e ajudam a fixar o que foi estudado no dia.

5. Revise o conteúdo periodicamente

Ao estudar, faça resumos, fichamentos ou outras anotações que ajudem a compreender melhor o conteúdo e facilitem o acesso posterior.

Quando nutrimos o cérebro com informações, cerca de 50% delas são esquecidas nas primeiras 24 horas (é o que chamamos de “curva do esquecimento”, um processo natural que ocorre na transmissão dos estímulos entre os neurônios e o cérebro). Por isso, é preciso reforçar o que foi estudado fazendo revisões periódicas.

6. Utilize diferentes métodos de estudo

A tecnologia é uma forte aliada dos estudos. Graças a ela, ninguém precisa mais se deslocar a uma biblioteca para ter acesso a enciclopédias ou a periódicos acadêmico-científicos.
Praticamente todas as informações de que precisamos estão disponíveis através da tela do computador.

E, hoje, não é preciso ler longos tratados para entender determinado assunto, pois há outros recursos, como diferentes mídias, produzidos por professores e especialistas.

Variar os formatos – textos, vídeos, podcasts, infográficos, fóruns de discussão etc. – é uma ótima alternativa para ampliar o conhecimento.

7. Cuide do corpo e da mente

Ter um corpo forte é quase um pré-requisito para ter a mente forte. E isso não significa passar horas na academia para criar músculos. O exercício físico é, sim, recomendado para quem deseja melhorar o rendimento nos estudos, mas ele pode ser feito de diversas maneiras, como uma caminhada, uma dança ou um futebol com a turma.

O ideal é manter hábitos saudáveis e uma vida harmoniosa, se alimentar bem, praticar atividades físicas (de preferência, ao ar livre), beber água regularmente e dormir cerca de oito horas por noite. Tudo isso mantém os hormônios em equilíbrio, melhorando o processo de aprendizagem.

Por

eu faço EAD


Estude em casa com aulas virtuais e tutor exclusivo. Ead para cursos de graduação e cursos de pós-graduação. Matricule-se já.