Alimentação saudável é uma aliada dos estudos | Eu Faço EAD

Alimentação saudável é uma aliada dos estudos

Notícias 08.09.20

Alimentação saudável é uma aliada dos estudos

São inúmeros os fatores que podem influenciar no desempenho acadêmico. Entre eles, sono e uma alimentação saudável são determinantes para quem deseja ter um bom rendimento e aproveitar melhor os estudos.

Tanto antes de uma prova ou de apresentar um trabalho quanto durante o dia a dia, manter uma alimentação saudável é importante para ajudar a manter o foco e assimilar melhor o conteúdo.

Alguns alimentos são capazes de melhorar a atividade cerebral e a resposta
neurológica, contribuindo para a concentração, a memorização e o aprendizado. Outros auxiliam na redução do estresse e da ansiedade e dão mais disposição para realizar as tarefas e aumentam a sensação de bem-estar.

CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A SAÚDE DO CÉREBRO E OS ESTUDOS

  • Frutas vermelhas: Uma porção de frutas vermelhas (morango, framboesa, amora, goji berry etc.) por dia ajuda a proteger o cérebro da ação de radicais livres, melhorando a capacidade de aprendizagem.
  • Salmão, sardinha, semente de linhaça e chia: Esses alimentos são ricos em ômega-3, um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento do sistema neurológico e do cérebro. Consuma uma porção de peixe de 2 a 3 vezes por semana e uma colher de sopa de linhaça ou de chia por dia;
  • Oleaginosas (amêndoas, nozes, castanha do Pará, castanha de caju, pistache, avelãs e amendoins): 30 gramas de oleaginosas por dia (de preferência sem sal) garante o aporte de vitamina E para melhorar as funções cognitivas e o funcionamento do sistema cardiovascular.
  • Chocolate 70% cacau: É uma rica fonte de antioxidantes, cafeína e teobromina, três ingredientes que ajudam a melhorar a concentração e foco. O ideal é consumir até 30g por dia;
  • Abacate ou óleo de abacate: Melhoram o fluxo sanguíneo, aumentando a
    oxigenação e a nutrição do cérebro. Mesmo sendo uma gordura boa, seu consumo não deve ser exagerado. Coma ¼ da de abacate por dia ou duas colheres de sopa do óleo, que pode ser usado com outras frutas ou em suco, por exemplo;
  • Cereais integrais (pão, arroz, aveia etc.): São ricos em vitaminas do complexo B, que agem como cofatores de reações químicas que influenciam no desempenho cognitivo. Também são fonte de zinco, mineral que ajuda a manter as células cerebrais jovens. O consumo ideal é de uma porção de cereal integral em cada refeição;
  • Chá verde e chá mate: São bebidas estimulantes (porque contêm cafeína), que melhoram a concentração e aumentam disposição, e são fontes de catequinas, substância com ação antioxidante que combatem os radicais livres. O consumo não deve ultrapassar três xícaras ao dia;

ALIMENTOS QUE PREJUDICAM OS ESTUDOS

Assim como alguns alimentos são capazes de ajudar no foco, no bem-estar e na memória, outros provocam o efeito contrário, causando sonolência, cansaço ou contribuindo para a ansiedade, prejudicando a concentração.
Açúcares, gordura e conservantes são alguns ingredientes que causam cansaço e lentidão de raciocínio. Por isso, é importante reduzir ou evitar o consumo de:

  • Fast-food;
  • Frituras;
  • Produtos industrializados;
  • Refrigerantes;
  • Embutidos (presunto, salsicha, salame etc.);
  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas energéticas.

Por fim, vale ressaltar que a hidratação também é essencial para a saúde do cérebro e dos neurônios (que dependem da água para realizarem suas funções). Por isso, não descuide da hidratação e mantenha o hábito de beber em torno de dois litros de água pura todos os dias.

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