6 dicas de como começar a planejar os estudos para o próximo ano
Graduação 27.11.20

6 dicas de como começar a planejar os estudos para o próximo ano

O planejamento é a preparação para algo, ou seja, precisa ser feito com antecedência.

Imagina chegar a um destino o qual você não conhece o caminho com o GPS desligado? Provavelmente irá perder muito tempo e encontrar muita dificuldade nesse trajeto. Estudar sem um planejamento, para atingir um determinado objetivo, é como querer chegar a um destino sem um mapa. O planejamento é a preparação para algo, ou seja, precisa ser feito com antecedência. Principalmente se estamos tratando  de uma graduação de ensino a distância (EAD), que requer ainda mais organização e foco!

Por isso, seus  estudos de 2021 precisam ser pensados desde já para que você consiga percorrer esse trajeto com êxito. Sabemos que existe o cansaço de um ano inteiro de estudos, por isso, preparamos algumas dicas para ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Tenha em mente exatamente onde você quer chegar

Saber essa resposta é o combustível que vai ajudar você a alcançar o seu objetivo maior, ou seja, o resultado final. Sabendo onde quer chegar, fica mais fácil traçar a rota, definir o que você vai precisar e o tempo necessário para se dedicar a isso. Essa é a resposta que vai trazer clareza e permitir manter o foco. Através dela, você vai montar toda a estratégia do seu planejamento. Algumas perguntas são bem eficazes para auxiliar na definição das metas:

  • O que estudar? 
  • Por que fazer esses estudos?
  • Para que estudar isso? 
  • Como estudar?  
  • Onde estudar? 
  • Quando estudar?

2. Defina metas diárias para o planejamento de estudos 

Com as respostas das perguntas acima, você consegue traçar mais facilmente suas metas gerais e, principalmente, as diárias. A execução das metas diárias fará você chegar ao seu destino. Com elas bem definidas, ficará mais produtivo segui-las. 

Por exemplo: 

Segunda-feira:

  • Estudar disciplina A 2h30 horas (assistir aos vídeos por 1h / fazer exercícios por 1h / revisar a matéria por meia hora).   

3. Inclua metas reais

É preciso ter em mente que seu planejamento não vai ser igual ao do seu colega. Isso porque estão envolvidas muitas particularidades de cada um. Respeite o seu ritmo e o seu tempo. Não adianta estabelecer uma rotina que você não conseguirá cumprir. Se você possui 4 horas para estudar, trabalhe com essa realidade. De nada adianta querer ler 50 páginas de um livro, fazer 30 exercícios e não conseguir. O sentimento de fracasso e incapacidade podem colocar tudo a perder. Com certeza é melhor ler 10 páginas e fazer 10 exercícios, mas conseguir fazê-los. Lembre-se disso!     

Leia também:

Graduação a distância: Matrículas em cursos de EAD crescem em 2020

Como montar e organizar um local de estudos em casa e aproveitar melhor as aulas EAD

4. Priorize disciplinas que considera mais difíceis

Você não precisa estudar todas as disciplinas todos os dias. Todas as disciplinas precisam ser estudadas, sim, porém, devem ser inseridas no planejamento conforme sua relação com elas. Quais as disciplinas mais difíceis? Quais requerem mais dedicação sua? O planejamento deve privilegiar esse olhar para que os estudos sejam mais eficientes e  produtivos.  

5. Intercale a sequência por disciplinas diferentes   

Com a monotonia e o cansaço a mente tende a não absorver os assuntos como poderia, por isso, uma orientação bastante útil é intercalar as matérias. Por exemplo, se você já estudou uma disciplina de cálculo/raciocínio, estude em seguida uma disciplina teórica. Dessa forma, você exercita um lado do seu cérebro enquanto o outro repousa e absorve o conhecimento adquirido.

6. Não ultrapasse o seu limite

No planejamento dos estudos, reserve um tempo para você incluindo pausas, momentos de lazer, autocuidado e cuidados com a saúde. Tudo isso é fundamental para que seja possível executar o planejamento com foco e disciplina. Não se esqueça!

Agora você já tem todas as dicas para colocar seu plano de estudos em prática em 2021! 

Por

eu faço EAD


Estude em casa com aulas virtuais e tutor exclusivo. Ead para cursos de graduação e cursos de pós-graduação. Matricule-se já.